A proposta que o Search Engine Optmization (SEO) oferece para turbinar o seu negócio no mundo digital é inteligente, prática e muito mais acessível do que você pensa
Quando você pesquisa algo no Google, você sabe o porquê de alguns websites estarem em destaque, sendo os primeiros a aparecer? Sim, o algoritmo encontrou aquilo que mais parece ligado ao tema da sua busca, mas há uma estratégia realizada pelo website para conseguir o desejado destaque da sua aba de pesquisa… E quem ambiciona uma posição de prestígio na era digital precisa entender o criterioso procedimento por trás.
A internet é um território extremamente competitivo, pois a ampla oferta de conteúdo cria uma competição acirrada para ver quem atrai mais público. Contudo, o verdadeiro impasse para chegar ao topo não são os “oponentes” no espaço virtual, mas sim a estratégia utilizada, que pode atrapalhar os objetivos de quem deseja conquistar relevância. Um bom modus operandi faz a diferença na hora de expandir o marketing digital da sua marca ou empresa, e o SEO é uma parte importante dessa estratégia.
Fonte: Veronhallinto, via GIPHY
O que é necessário para driblar o algoritmo?
O Search Engine Optmization (SEO), em tradução livre para o português como “Otimização do Motor de Pesquisa”, é um conjunto de métodos e procedimentos que auxiliam a otimizar sites. Desse modo, atingindo posições vantajosas no ranking de buscadores e aumentando o número de pesquisas relacionadas ao website. Basicamente, a pesquisa filtra os resultados mais relevantes dentre a quantidade infinita de websites que existem. Saber usar os filtros adequados leva a mais visitantes e, consequentemente, a mais visualizações.
O Eye-Tracking, método de estudar a atenção do usuário na tela, demonstra que a maioria das pessoas foca apenas nos primeiros resultados de pesquisa que aparecem. Por isso, é essencial estar bem posicionado na busca orgânica.
Os algoritmos dos motores de busca analisam uma série de fatores para determinar quais sites atenderiam melhor às necessidades do usuário. Conteúdo, confiabilidade, velocidade de carregamento da página e correspondência com as palavras-chave usadas na pesquisa são alguns dos elementos considerados.
Por exemplo, ao escolher o título para um post, notícia ou artigo, ele deve ser conciso, pois títulos longos podem ser cortados ao navegar na aba de pesquisa, fazendo com que a pessoa perca o interesse em olhar o site. Porém, ele também precisa ser coerente com o conteúdo da página e instigante para atrair a curiosidade do leitor.
O campo do Marketing Digital é onde as estratégias de SEO florescem, e chegou até a tornar-se uma profissão específica, que procura os métodos mais refinados para que um conteúdo atinja o número de cliques desejados. Mas o SEO sozinho não garante altas visualizações para impulsionar o site de uma empresa ou marca, pois o que se lê também deve ser interessante para atrair o público, com palavras em negrito para destaque e um conteúdo mais original.
Fonte: Originals, via GIPHY
Ser preciso é vital
Uma dúvida comum no processo de organização do SEO é entender quais palavras são as melhores para serem definidas como “palavras-chave” e entrar no filtro adequado dos navegadores. O que muita gente não sabe é que essa procura pelas palavras ideais é muito mais fácil do que se imagina, o próprio Google oferece ferramentas para isso, como o Google Trends, o Google Insights for Search e o Google Adwords Keywords Tool.
Todas as ferramentas possuem o mesmo objetivo, mas a técnica mais simples é explorar o Google Trends, sendo possível ver quais assuntos estão em alta no mundo, no seu país e na região onde mora, além de ser uma plataforma muito intuitiva, atualizada constantemente com estatísticas precisas.
Após encontrar as melhores palavras para encaixar no post, é necessário pensar na descrição. Ela é uma meta tag que acompanha o título e um dos fatores mais importantes depois dele. Até o tamanho faz a diferença, então tome cuidado para não escrever mais do que os caracteres que as ferramentas de busca deixam o usuário visualizar.
Fonte: Out Of Office, via GIPHY
As imagens também têm a sua importância quando o assunto é destacar conteúdo. Com o alt text, o texto alternativo, é possível incluir palavras-chave e descrever o que está visível na imagem. Algo que deve ser muito bem aproveitado em estratégias de SEO, pois o Google consegue ler as descrições das imagens e avaliar como elas contribuem para a relevância da página.
Não se pode esquecer da relevância que os links possuem para estratégias do Marketing de Busca. Outro pilar para o SEO é o link building, método que aglomera uma rede de links que direcionem o tráfego digital para a sua página. Quanto a maior quantidade de links de alta qualidade direcionando para o seu website, mais o Google entende que você é uma autoridade no assunto, e possui domínio sobre o conteúdo que propõe, um modelo de referência é posto em prática.
Uma marca referência no mundo digital
Ter um website bem rankeado, pode influenciar no crescimento dos números das redes sociais da empresa e, em efeito borboleta, garantir que seu negócio continue com uma imagem forte e sólida no mercado digital. Após pesquisa do Hubspot, foi comprovado que 75% das pessoas não passam nem da primeira página da aba de pesquisa. Logo, o estudo relacionado às ferramentas de SEO é fundamental para a empresa.
Definitivamente, o mais importante para quem cobiça um espaço relevante nos navegadores de pesquisa é entender que se trata de uma estratégia voltada para seres humanos, e não robôs. Mesmo os algoritmos sendo importantes, são passíveis de falha. Por isso, o poder de refinar os métodos de SEO deve ser constantemente revisado e pesquisado, dependendo muito dos objetivos propostos pela empresa.
A procura pelo modo perfeito para o seu negócio na era digital pode ser exaustiva. Na Sabujo sabemos farejar a melhor estratégia, impulsionando a sua marca, para que ela se torne referência na área, vem com a gente!
Fonte: BRIT Awards , via GIPHY
Quer ficar por dentro das tendências das redes sociais, estratégias de comunicação e muito mais? Assine nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!
Comments