O que é o BeReal, a rede social que está explodindo no momento?
Diante de uma realidade montada e repleta de filtros, na qual imergimos através das nossas redes sociais, surge a necessidade de vivenciar algo mais verdadeiro. E é neste contexto que nasceu o BeReal, uma plataforma digital que promete interações genuínas, sem grandes planejamentos ou produções.
O aplicativo foi lançado em 2020, mas viralizou em 2021, quando alcançou cerca de 4 milhões de downloads no mundo inteiro. Entre julho e agosto de 2022, a moda pegou no Brasil, com centenas de novos usuários por dia. A empresa que está por trás da nova rede social fica localizada na França, e seu grande objetivo com o BeReal é proporcionar uma experiência mais autêntica e sem filtros aos usuários, o que é trazido no lema “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”.
Fonte: The Academy Awards, via GIPHY
O BeReal e sua janela de 2 minutos
O funcionamento do BeReal é simples, mesmo que destoe do que estamos acostumados. Diariamente, em um horário aleatório, todos os usuários da rede recebem a mesma notificação: “Faltam 2 minutos para capturar um BeReal e ver o que seus amigos estão fazendo!”. A partir de então, todos têm a função liberada, que consiste em fotografar o momento em tempo real. Se postado depois dessa janela, a marca de tempo no post indica quantos minutos (ou horas) depois foi a postagem.
Além do horário simultâneo de postagem, outra característica torna diferenciada a experiência nesta rede social: uma foto dupla, com as câmeras frontal e traseira do celular ao mesmo tempo, mostrando tanto o rosto do usuário quanto o que ele está vendo e fazendo no momento. A forma de interagir aos posts também é diferenciada, com os users criando emojis a partir de selfies que correspondem a reações pré-definidas.
Fonte: E!, via GIPHY
Mas como o BeReal conseguiu comover milhões de pessoas?
A resposta é simples: os usuários sentem falta de um ambiente virtual genuíno. Hoje, embora as redes sociais tenham se tornado uma expansão digital da nossa vida — ou do “mundo real” — sabemos que elas não representam com exatidão, ou até mesmo honestidade, o que vivemos.
Desde o momento em que acordamos, recebemos stories do café da manhã perfeito que alguém preparou ou da guru de beleza que parece levantar da cama já com maquiagem. Continuamos consumindo este tipo de conteúdo mesmo sabendo que ele não é totalmente autêntico, e ainda, continuamos tentando alcançar a mesma perfeição. Quem não lembra do “polêmico” (e muito inteligente) story da Boca Rosa, divulgando seu cronograma de stories, mostrando que até o que parece genuíno pode, na verdade, ser muito bem planejado?
O BeReal se apresenta como uma rede social que irá desafiar a criatividade de seus usuários e, além disso, adverte que a experiência pode ser tanto viciante como irritante, deixando a critério do indivíduo decidir como ele irá lidar com a vida como ela é. O aplicativo avisa que não pretende deixar ninguém famoso, e que se essa é a sua intenção, é melhor continuar utilizando o Instagram e o TikTok.
O BeReal a longo prazo
Por ser uma rede social de fotos, tem-se a ideia de que o BeReal chegou ao mercado para ser o concorrente (ou substituto) do Instagram, mas é difícil prever se, a longo prazo, ele irá conseguir manter os seus usuários engajados e alcançar a estabilidade necessária para isso. O modo como o aplicativo funciona impõe a participação diária dos users, pois, uma vez que a notificação é enviada, o feed só é liberado para visualização após a postagem. Essa característica evita o comportamento passivo, no qual o usuário apenas olha o feed sem interagir - no BeReal não tem aquela história de “só estou dando uma olhadinha e na volta eu compro” -, a participação do usuário é a chave para acessar o feed.
Já presenciamos o surgimento de novas plataformas que viralizaram muito rápido, e da mesma maneira, caíram no esquecimento, assim que deixaram de ser novidade. Exemplo disso é o aplicativo ClubHouse, rede social voltada para o envio de mensagens e rodas de conversa por áudio, que explodiu no início de 2021, entrando em declínio meses depois.
Ao abrir mão de um cenário propício para influencers, marcas e heavy users de mídias sociais, o BeReal fica sujeito apenas um post por dia por usuário e às interações orgânicas da comunidade. Até o momento, essa estratégia está funcionando, mas ainda é um mistério se a vida real e sem filtros irá se manter interessante para os seus espectadores ao longo do tempo.
E você, já capturou o BeReal de hoje?
Fonte: Fallon Tonight, via GIPHY
Quer ficar por dentro das tendências das redes sociais, estratégias de comunicação e muito mais? Assine nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!
Comments