top of page
Foto do escritorDora Leonetti

Como usar videogames para fazer propaganda sem fazer propaganda?

Atualizado: 14 de set. de 2022

Ativações de marca em formatos alternativos conquistam públicos com muito mais eficácia


Com os públicos cada vez menos suscetíveis à publicidade tradicional, marcas e empresas estão tentando inovar cada vez mais na hora de se autopromover. O reflexo disso vemos no nosso dia a dia: marcas aparecendo em séries e filmes com seus produtos em destaque, uma experiência imersiva em meio a festivais de música (não é mesmo, Rock in Rio?), brindes com logos distribuídos em eventos e, uma das iniciativas que está em alta, aparecer em videogames.


Diferente das aparições em filmes, séries e clipes de música, em que o produto geralmente está ali apenas como prop, de forma casual, nos jogos a experiência ganha um potencial de imersão muito maior. Seja em jogos multiplayer de mundo aberto ou para jogadores individuais, as ativações em games estão cada vez mais comuns.


Fonte: Universal Studios, via GIPHY


As mil e uma possibilidades no universo dos games para o marketing digital


O mundo dos games, metaversos e mapas digitais oferecem mais do que sidequests para o jogador ganhar conquistas secretas - para as marcas as oportunidades são inúmeras. Marcas podem aparecer dentro dos jogos com missões especiais, DLCs (pacotes extras que expandem a forma de jogar), mapas exclusivos ou skins de personagens. A forma como a ativação será feita depende do propósito da marca e de quem são os jogadores.


O Boticário ofereceu aos jogadores de Avakin Life missões exclusivas; o McDonald’s inaugurou um restaurante no Minecraft com cupom de desconto para quem pedisse McDelivery; já o Trident XSenses, com os novos sabores de chiclete, apareceu no Free Fire em uma ação com jogadores secretos, que só serão anunciados nas lives. Apesar dessas ativações funcionarem muito bem para marcas e empresas, também são sucesso para personalidades! Em fevereiro deste ano, a Pabllo Vittar, junto com a Eletronic Arts, lançou um pacote de objetos extras para o The Sims 4, temático de roupas de streetwear e carnaval, além de disponibilizar uma música da drag queen em simlish (a língua dos Sims) na rádio do jogo.


Fonte: Eletronic Arts, via YouTube



Fortnite e Futebol

Em 2020, a Sabujo fez parte de uma campanha que levou grandes nomes do futebol para o Fortnite, um jogo multijogador online com diversos modos, para todos tipos de jogadores. Para conectar os fãs de futebol ao mundo do Fortnite, Marco Reus e Harry Kane viraram skins de um dos jogos mais populares do mundo. A roteirização, edição e direção levaram a assinatura da Sabujo.


Fonte: Fortnite Brasil, via YouTube


Para um jogador de videogame, skins diferentes, com animações exclusivas ou poderes especiais fazem toda a diferença para ter uma experiência personalizada. Nesse tipo de ação, as duas marcas se beneficiam: os atletas, como personalidades públicas (além de seus times e seleções), e o próprio jogo. Os públicos-alvo de cada marca são diferentes, mas, nesta ação, o impacto é ampliado, atingindo a todos. E, para quem é fã dos dois, aí é mais bonito que um gol de bicicleta! Nada melhor para celebrar isso do que a comemoração típica do Harry Kane, não é mesmo?


Fonte: Fortnite Brasil, via YouTube


Por que investir nesses formatos alternativos de publicidade?


A resposta é simples: quem aí não fica já tentando clicar na contagem regressiva do YouTube (ou irritado que não pode pular o anúncio), ignora os tweets patrocinados ou se estressa com banner de e-commerce em sites?


Fonte: Stephen Maurice Graham , via GIPHY


Os públicos (nós mesmos!) estão cansados dos formatos tradicionais de publicidade. Se não há um conteúdo de valor que agregue algo, uma história que a gente se identifique, algum elemento interativo ou algo muito diferente, temos a tendência de simplesmente pular. Esses novos formatos costumam fazer sucesso e ser muito eficazes por quebrarem as expectativas e surpreenderem ao oferecer uma experiência diferente.


Por isso é tão importante saber quem é o público-alvo da sua marca. São pessoas que querem ler, aprender, para quem a gestão de redes sociais deve focar em conteúdos de valor mais didáticos? É a galera moderna que ouve podcasts sobre inovação, que vai responder melhor ao conteúdo audiovisual? Ou é a gurizada jogando Fortnite, que está por dentro de tudo no mundo digital? A estratégia de comunicação e publicidade será diferente para cada público, sendo necessário avaliar caso a caso.


Quer saber qual a melhor para sua marca? Fala com quem é bom em farejar boas oportunidades de marketing digital, a Sabujo está aqui para fazer seu negócio se destacar!

Fonte: Lions Gate Entertainment, via GIPHY



Quer ficar por dentro das tendências das redes sociais, estratégias de comunicação e muito mais? Assine nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page