O mundo é dos influencers, mas como usar isso a favor da sua marca?
É cada vez mais difícil fazer publicidade, principalmente na internet. Anúncios comuns são frequentemente ignorados ou mal recebidos, fazendo com que empresas precisem buscar novas formas de manter o público atento e receptivo ao seu conteúdo.
Uma solução muito popular atualmente é o marketing de influência, que utiliza o alcance de influenciadores digitais para criar uma conexão com possíveis consumidores. Por meio de parcerias pagas, carinhosamente apelidadas de “publis”, é possível apresentar o seu produto ou serviço de uma maneira mais positiva.
Existem diversas formas de fazer isso, desde posts usando os produtos até conteúdos mais elaborados, que se encaixam de forma orgânica com as outras publicações do influenciador.
Fonte: Flamingo Services, via GIPHY
Uni, duni, tê, o escolhido foi você!
Se você pretende entrar no mercado de marketing de influência, escolher bem com quem trabalhar é provavelmente a etapa mais importante e complexa desse processo. Segmentação de público e tipo de conteúdo produzido são alguns dos principais fatores a se considerar.
O alcance também é importante, mas o engajamento pode ser ainda mais valioso. Influenciadores “menores”, mas que possuem uma relação próxima com seus fãs, tendem a exercer um poder maior sobre seus seguidores do que os grandes nomes do mercado. Por essa proximidade e por terem uma vida mais pé no chão que as celebridades mais tradicionais, os microinfluenciadores, como são chamados esses criadores de conteúdo que têm até 100 mil seguidores, costumam ser mais influentes e passar mais confiança em suas publis.
Por isso, o melhor caminho é encontrar alguém que produza conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço e que dialogue com o perfil de consumidor que você deseja atingir.
Outro fator fundamental é entender se os valores éticos e profissionais do influencer se alinham aos da sua empresa, principalmente se a intenção é formar uma parceria a longo prazo. Você não chamaria uma influenciadora vegana para fazer publi de uma churrascaria, certo?
Fonte: RTL , via GIPHY
Nem tudo são rosas
Recentemente, tivemos um grande exemplo de uma parceria com um influencer não funcionando como deveria.
Perto do Carnaval, a ex-BBB Viih Tube fechou uma parceria com uma marca de preservativos. O resultado foi tão positivo que a marca acabou prolongando a campanha e a transformou na embaixadora da marca!
Em julho, uma famosa “sensitiva” da internet previu que Viih Tube ficaria grávida ainda neste ano, mas a influenciadora garantiu que estava bem protegida, mostrando uma gaveta cheia de preservativos.
O problema surgiu na última semana, quando a influenciadora revelou estar esperando seu primeiro filho. A parceria rapidamente se tornou alvo de piadas na internet, principalmente entre as marcas concorrentes.
Situações como essa mostram como essas parcerias são delicadas. Afinal, a imagem do influenciador estará atrelada à sua marca, e as ações dele impactarão na sua empresa. Algumas coisas sempre podem fugir do controle: nesse caso, preservativos têm sempre uma possibilidade de falha, então é importante ter um plano B caso o imprevisto se torne realidade.
Fonte: Freeform, via GIPHY
Publicidade orgânica, é coisa nossa
Por outro lado, existem marcas que sabem usar o marketing de influência com maestria. A Guaraná Antártica é um exemplo a ser seguido quando se fala em parcerias com influenciadores.
Em seu canal no YouTube Coisa Nossa, a marca recebe Youtubers e TikTokers para a produção de branded content, conteúdo de marca. Esses influenciadores fazem vídeos semelhantes aos que publicam em suas próprias redes, mas fazem isso de uma forma que envolva o refrigerante no conteúdo.
Ao produzir conteúdo de valor, que vai além de simplesmente promover a marca, a empresa consegue associar seu produto a entretenimento e diversão, além de gerar mais engajamento para a marca.
Quer se destacar no marketing digital? Conte com a Sabujo e encontre a melhor estratégia de comunicação para o seu negócio.
Fonte: CBC Television, via GIPHY
Comments