A popularização dos podcasts e como eles podem ser benéficos para a comunicação da sua marca
Acessar alguma rede social e se deparar com um vídeo de uma pessoa com fones de ouvido falando em um microfone enorme tem se tornado recorrente na vida dos mais adictos consumidores da internet. Essas cenas são efeito de um formato de comunicação nem tão novo, mas que se popularizou recentemente, sobretudo no Youtube, TikTok e em reels do Instagram, os famigerados Podcasts.
Uma conversa ou entrevista descontraída, com uma grande mesa separando o host e o convidado, transmitida ao vivo com imagens, que depois ficará disponível em plataformas de áudio, com os seus melhores ou mais polêmicos momentos (os populares “cortes”) sendo replicados incansavelmente pelos feeds das pessoas. Já viu algo assim? Esse é o resumo dos podcasts atuais, mais especificamente do mesacast, o gênero mais popular do formato atualmente e que vem despertando o interesse de grandes marcas tanto de dentro do mercado da comunicação quanto de fora dele.
Fonte: The Good Place, via GIPHY
Alguns números legais sobre os podcasts
Os podcasts datam do início dos anos 2000, juntamente com a popularização da internet. A premissa inicial era simples, uma conversa gravada apenas em áudio, possivelmente editada, sobre algum assunto de interesse, e disponibilizada em sites e blogs por feeds RSS. Foi a partir das novas tecnologias de streaming no Spotify e no Youtube (e da adesão de novos públicos ao formato) que fez ele evoluir para o que conhecemos hoje.
No Brasil, a tendência tomou conta da comunicação - ouvir podcasts agora é uma prática cotidiana de milhões de brasileiros. Uma pesquisa recente do site CupomValido.com.br, com dados do IBOPE e da Statista, coloca o país como o terceiro maior consumidor de podcasts do mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes recorrentes.
Os números alcançados pelo formato despertaram o interesse das marcas e anunciantes, que, assim como a grande audiência, abraçaram os podcasts em suas estratégias de comunicação. Como sabemos, as pessoas estão cada vez menos suscetíveis à publicidade tradicional e novas formas de atingir o público-alvo, prender sua atenção e transmitir a mensagem da sua marca são sempre bem-vindas. É nesse ponto que entram os podcasts, conteúdos de consumo prático que oferecem um novo jeito de conectar marcas e consumidores.
Fonte: Gifovea, via GIPHY
Um podcast para chamar de seu: como e por que utilizar esse formato
Mais do que apenas veicular anúncios simples ou fazer publicidade e patrocínio em conteúdos de terceiros, os podcasts podem ser uma oportunidade para a sua marca oferecer novas experiências ao público. A produção de um podcast próprio com conteúdo que gere entretenimento e conhecimento para os ouvintes pode agregar valor à sua marca e trazer novos consumidores para a sua marca.
Bons exemplos de podcasts produzidos por grandes marcas não faltam. Azul, BRF, Itaú, Tinder, Visa e 99 são algumas das empresas que apostaram no formato em seu plano de comunicação e extraíram bons resultados da estratégia. Inclusive, temos um ótimo exemplo aqui dentro da Sabujo! Em 2022, começamos a editar um podcast que respira inovação, tecnologia e empreendedorismo, trouxemos para o nosso portfólio o Startup Life, podcast criado pela equipe do Silva Lopes Advogados, que fala sobre o mundo das startups e scale-ups e que já conta com mais de 108k downloads de seus episódios.
Fonte: LeVar Burton, via GIPHY
Para entrar nesse mundo, é importante ter alguns pontos relevantes em mente. Primeiro de tudo, um podcast é uma estratégia de médio e longo prazo, ou seja, ele precisa de continuidade e periodicidade para funcionar melhor. Além disso, o seu conteúdo deve ter qualidade, tanto na sua produção e técnica quanto na sua parte mais “artística”, fazer por fazer não convence os ouvintes. Por último, mas definitivamente não menos importante, é saber o que dizer e para quem. O principal motivo para as pessoas escutarem podcasts é conhecer mais sobre um assunto ou convidado do seu interesse. Entender quem é o seu público e quais os temas que ele deseja se aprofundar pode ser o segredo para o seu podcast ser um sucesso.
E então, essas dicas te inspiraram a começar o seu próprio podcast? Entre em contato com quem sabe a melhor estratégia para a sua marca. A Sabujo te ajudar a se destacar, conte com a gente!
Quer ficar por dentro das tendências das redes sociais, estratégias de comunicação e muito mais? Assine nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!
Comments